segunda-feira

O Dia do PAI

Hoje 19 de Março celebra-se o Dia do Pai, não sei se por tal pois para mim todos os dias me recordam o meu Pai, mas nunca me tinha acontecido tal, mesmo em períodos bastante dificeis como os de África, acordei triste, muito triste, as lagrimas teimosamente correm pela cara abaixo, não sei se será por este simbólico dia, ou por alguma coisa sentir falta, talvez mariquice, quem sabe.
Longos vão os tempos em que o Tio David preenchia a minha vida, nunca falamos muito, o tempo e os tempos não o permitiam.
Passei muito tempo sem ti, acho que só hoje dou valor aos teus abraços, tal como eu, nunca tiveste jeito para "putos", ou mais verdadeiramente sempre tiveste receio do primeiro passo.
Lembro-me dos teus cabelos brancos, maços de algodão como a tua Neta, hoje a Pipocas, lhe chamava, lembro-me da nossa última conversa nunca começada.
Eras forte à tua maneira, os teus ideais sempre te conduziram, sofreste a bem sofrer, tinhas como ideal a tua bandeira, a derrota do Salazarismo, verdade seja dita, foi-te dada a oportunidade e o orgulho de venceres essa batalha, conseguiste ver o 25 Abril dos Cravos, não conseguiste foi ver o 25 de Abril que sempre imaginaste.
E Eu hoje acordei assim, não perguntes pois não te sei responder, não consigo conter as lágrimas tal como tu em piores condições, Aljube, Peniche, Tarrafal, deram-te um endurance que jamais atingirei, e a verdade seja dita nunca esqueceste os teus, nem sempre com o tempo que por certo desejarias.
Os tempos hoje são mais faceis, mas a luta pelas ideias com que sempre lutaste, continuam de pé, a corrupção continua firme como uma rocha, os políticos de hoje pouco ou nada evoluiram, continuam no seu estado corrupto mais puro e ansiosos pelo poder, não ousam mexer nas mordomias adquiridas, o Povo essa grande massa anónima por quem lutaste, bem pode esperar, leva o seu tempo a acordar, e lembras-te como eu te dizia, "Pai o tempo leva sempre tanto tempo" e tu gracejando ainda que seriamente dizias "O Tempo vencerá".
Gostaria de ter sabido beber as tuas fraquezas e tornar-me um pouco mais forte, acho que o não consegui, talvez por isso esta incompreensível tristeza.
Uma coisa te prometo, tentarei ser o Pai que foste para mim, serio e honesto, um pouco choramigas é verdade, mas nem todos te podem ser como tu, será que alguma vez tiveste a alegria de chorar?

BOM DIA DO PAI, estejas onde estiveres, sei que continuaras a olhar pelos TEUS, e eu continuarei fiel ao que um dia me disseste, lembras-te? "Eu tomei a minha opção, tu tomarás a tua, quando parares para pensar" .

Obrigado Pai por teres existido.