segunda-feira

Menu de luxo na Assembleia da República


Menu de luxo na Assembleia da República

Perdiz, porco preto alimentado a bolota e lebre são alguns dos produtos exigidos pelo Caderno de Encargos do concurso público para fornecer refeições e explorar as cafetarias do Parlamento.

Por:Raquel Oliveira/ Sónia Trigueirão

Das exigências para a confecção das ementas de deputados e funcionários constam ainda pratos com bacalhau do Atlântico, pombo torcaz e rola, de acordo com o documento a que o CM teve ontem acesso. O café a fornecer deverá ser de "1ª qualidade" e os candidatos ao concurso têm ainda de oferecer quatro opções de whisky de 20 anos e oito de licores. No vinho, são exigidas 12 variedades de Verde e 15 de tintos alentejanos e do Douro.
É também especificado que o mesmo prato não deve ser repetido num prazo de duas semanas. O Caderno de Encargos do concurso, que termina em Junho, estabelece que a qualidade dos produtos vale 50%, o preço 30% e a manutenção 20%.

 
Carta de um menino pobre,

Cara amiga,

Não sei se a posso tratar assim, os meus estudos são poucos, como pouco é o comer em minha casa, não quero, de modo nenhum ofender, quem ocupa tão honroso lugar na casa que, os meus pobres Pais chamam a Casa da Democracia, e como não lhe quero roubar o seu precioso tempo na feitura dos Menus, com que honra os seus Clientes, passo rápidamente ao assunto.
Não sei se li bem, pois a minha instrução é pouca, o meu Pai só recebe 240 euros de um subsidio que não sei explicar qual é, mas atrevo-me a sugerir para o Menu de luxo da Casa da Democracia o seguinte:
Em vez de Perdiz, pois já existem tão poucas, e que são tão magrinhas, uns ratos saborosos do campo, que só diferem na plumagem.
Em vez de porco preto alimentado a bolotas, porque não quero ser racista, e a senhora muito menos, uns porcos brancos alimentados a excrementos que abundam pelos campos de pastagem.
Lebres, nem pensar correm muito, e teriam imensa dificuldade em as apanhar, talvez antes carne de belas vacas loucas ou porcos com brucelose, para ver se essas estúpidas doenças são exterminadas.
Exigir Bacalhau do Atlântico, é uma coisa que eu não sei, pois julgava que só havia bacalhau lá para a Terra Nova, mas podiam trocar por uma bela lampreia meia podre, que se encontram todos os dias nos rios, que V.Exas se esquecem de limpar.
Pombo sei o que é, mas com isso colocavam em perigo as comunicações com os povos distantes.
Torcaz, lá está outra coisa que não conheço, se tiver tempo gostaria que me explicasse como os apanhar, mas se a memória não me atraiçoa, é um passarote lindo que só se alimenta de boa merda, desde já o Bem Haja.
Rolas, nem sabem o que perdem por não substituirem por umas amorosas Gaivotas, que tão bem se alimentam de peixe e outras espécies que invadem as nossas lixeiras, que por falta de tempo nunca são limpas.
E chegados à sobremesa:
Café de 1ª, cara Senhora Presidente, nunca provou as borras de café que ficam na cafeteira azul da minha mãe, que ficam dia após dia a a sedimentar, depois é só juntar um pouco de água, quando há, pois nem sempre se têm as contas em dia com o aguadeiro.
Quatro qualidades de Whisky de 20 anos, não sabem o que perdem em não substituir essa mal cheirosa bebida, por uma feita pelo meu querido Pai, que para além de ter um cheiro agradável é feita com o primeiro xixi da manhã, mas cuidado têm que ser sempre com o primeiro da manhã.
Oito qualidades de licor, aí discuto, com educação, com a Senhora, deveria provar as oito qualidades do xixi da manhã feita pelos meus irmãos, que vêm empapado nuns trapos velhos a que chamam fraldas, que depois de espremidas dão um licor apetitoso.
Quanto ao vinho não se fala, todas as manhãs a minha querida mãe guarda parte do xixi da manha em grandes garrafões que colocados no exterior da casota feita de zinco e tábuas gamadas, ficam com uma coloração verdinha, é sem sombras de dúvidas o ideal.
Quanto aos vinhos tinto, o meu Avó faz uma mistura com caganitas de uma ovelha que pasta pelas redondezas, mas que se recusa a dizer o segredo, mas todos dizem que é divinal.
Mas cara Senhora nem tudo são facilidades, infelizmente não podemos variar o Ménu com a frequência que V.Exa deseja, pois cá em casa comemos todos os dia a mesma merda que a Senhora e os seus Clientes dessa casa nos permitem.
Quanto ao caderno de encargos não se preocupe, os 240 Euros do meu Pai dá para oferecer este delicioso Ménu á Casa da Democracia.
O meu Bem Haja pela compreensão, se aceitar o nosso Menú terei muito gosto em cagar para V.Exa, para assim poderem fazer um boa mousse de chocolate.

Uma familia pobre mas sem mordomias!