sábado

Albufeira ao anoitecer !!!!



Fotos e Video originais efectuado pela minha Amiga Helena de Oliveira, como se de uma homenagem se tratasse ao anoitecer, nesta linda cidade de Albufeira.

"MUSEU POETA" em Albufeira !!






O Museu do Poeta", fundado por Fernando Baptista Barata de Almeida, com o nome de guerra de "Fernando Baralba", é uma manifestação cultural que pelas suas características, quantidade e diversidade não haverá provavelmente nada igual no mundo.
Visite-o e passará momentos diferentes para melhor, a dois passos da praia. Aqui terá muito para ler, pensar e até rir, muitas vezes com lágrimas nos dentes.
O “Museu do Poeta” é um livro aberto que poderá ler enquanto passeia entre grandes pedras, que são como gigânticas páginas, nas quais há mais de 2000 pensamentos em inglês e português extraídos dos livros escritos e editados por Fernando Baralba, o fundador do “Museu,” que é o nome de “guerra” de Fernando Baptista Barata de Almeida.
Se visitar o “Museu” poderá ainda apreciar algumas das suas esculturas pré-colombianas, egípcias e modernas assim como alguns trabalhos em cerâmica, entre os quais se encontra um nu de Matisse e um painel em azulejos de Fernando Pessoa, algumas destas peças em escultura e cerâmica são da sua autoria.
-
Livros escritos e editados em português por Fernando Baralba:
SOMBRAS NA LAMA - Poesia
A DIVINDADE DIABÓLICA - Pensamentos
O DIÁLOGO SOBRE O SUPER- HOMEM - Ensaio
O DIÁLOGO DA MORTE - Ensaio
-
"Um destes pensamentos poderá mudar a sua vida, se isso acontecer, e se for para melhor, todo o meu “esforço” de mais de cinquenta anos não terá sido em vão.”
-
"Há dois jardins dentro de ti, o da tristeza e o da alegria, tu serás aquele que melhor cultivares."
"Um artista sem dinheiro é como um bolo sem açúcar."
"O dever do pai é mostrar o caminho, o dever do filho é caminhar."
" Um homem encontra uma mulher, casa com um anjo e vive com o diabo para o resto da vida."
"A ingratidão dá com o pé o que leva com a mão."
"Eu dei-lhe as escadas para subir mas ele desceu."
"Nunca deixarão os invejosos de servir os ambiciosos."
"Em vez de uma erva, uma flor."
"Perdoar é alargar o caminho ao pecado."
"A Amizade regada com frequência apodrece."
"O dinheiro corre sempre para quem o procura."
"Não adoces a tua vida com o açúcar dos outros."
"Se o homem é um livro, a mulher é uma biblioteca."
"A arte está acima da lei."
-
O fundador do “Museu!” nasceu em Coimbra, viveu durante a sua juventude na linda praia da Nazaré, viveu em Toronto, Vancouver e Montreal, veio para o Algarve em 1969 e vive na linda cidade de Albufeira desde 1974, aqui abriu o seu primeiro restaurante e aqui fundou o seu “Museu” em 2000 tendo adquirido o terreno para essa finalidade.

"IDIÓTICO SONHO?"
-
Muito dinheiro gastei,
E muito mais por ganhar,
P´ra este “museu” deixar,
A gentes que nem eu sei.
-
Eu acredito em deixar,
Marca da minha passagem,
E ao ir p`ra outra margem,
Algo meu cá vai ficar.
-
Todo este meu “penar,”
Julguei que seria em vão,
Porque esta geração,
Não sabe sequer pensar.
-
Depois de muito meditar.
Cheguei à firme convicção,
Que longínqua geração,
Saiba ler, escrever, sonhar…
-

Fernando Baralba

Será que o PS vai mudar de nome?

Porque as pessoas estão acomodadas....
Politicamente, é correcto passar a estar calado. Manuel Alegre falou, Mário Soares esbocejou, outras pessoas falaram... Em surdina, calculo o que se passa na maioria das bases do PS, tenho lá muitos Amigos. Ainda há dias, numa reunião do grupo parlamentar, soube-se que alguns deputados disseram que há pouco PS no Governo. Quem é que não está de acordo? Será altura de o PS mudar de nome? O PS tinha a obrigação de ter algumas preocupações sociais. Ao menos, salvar o estado social, como aliás pot várias vezes terá dito José Sócrates, só que não sei se o diz para Inglês ver, ou porque julga que a maioria dos Socialistas são parvos, e que nada mais lhes resta fazer do que comodamente, esperar que lhes seja atribuído um tacho.

Correia de Campos, incomoda-se com facilidade...

Um dos seus muitos defeitos é porventura a sua grande virtude, aliada ao gosto de ouvir a BUFARIA que pomposamente se instalou nos serviços, como recentemente se viu.
Dizem ser uma das pessoas que mais sabe de saúde em Portugal. Só que a saúde não é uma aritmética. A falta de sensibilidade existente neste Ministro está a torna-lo simplesmente ODIOSO. Terá razão em 90% das medidas. Quando fechou blocos de parto, terá feito bem, mas fez mal em Elvas, por uma questão de dignidade nacional, e em Mirandela ?
Fechou algumas unidades "SAP", alguns bem, mas sem olhar ao problema humano. Ele diz "O que faz um médico isolado, que custa muito ao Estado, se tem de conduzir muitas vezes um doente a um hospital central?". Mas esquece os casos em que a existência de um médico num lugar isolado dá uma garantia psicológica às populações. E isso tem de se pagar, porque é também uma questão de coesão social.

O Estado tem de suportar os custos da interioridade, como suporta os da insularidade.
Essa parte humana escapa ao ministro, certos valores essenciais ao conceito de humanismo, que deve ser a doutrina-base do PS. Está a tomar medidas que nunca a Direita tomou, porque não tinha coragem e porque o PS, na Oposição, nunca o permitiu.

A Saúde e sempre o foi um problema de organização e controlo.

Sempre o foi. E até agora ninguém foi considerado responsável. Não tenho conhecimento de ter sido punido um chefe de serviços, um director hospitalar, um administrador por desperdício. É preciso responsabilizar toda a hierarquia. E há promiscuidade entre público e privado, quando é que isto terá um FIM.
Antes de tomar medidas como a actualização de taxas moderadoras, deve atacar-se estes e outros problemas de gestão. Há médicos dedicados e outros que só picam o ponto.

Chegada a altura, o PS poderá pagar caro por estas atitudes.