domingo

Homenagem MARIA AMÁLIA






É uma fadista representante da chamada “geração de cantores do fado tradicional”.Iniciou-se no fado com a idade de oito anos, em Lisboa, participando nas chamadas “verbenas” (tardes populares onde jovens cantores amadores experimentavam a sua arte).Foi aí descoberta e, mais tarde, contratada para cantar em casas de fado, entre as quais as conhecidas “Senhor Vinho”, “Luso”, “Faia” e “Taverna do Embuçado”. Nessa condição, actuou ao lado de nomes famosos da época, como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Tristão da Silva, Fernando Farinha e Carlos do Carmo. Na década de setenta o seu nome tornar-se-ia igualmente conhecido no estrangeiro, após estadias prolongadas em países tão distantes como Macau, Singapura, Malásia e Japão. Cantou em diversas cidades da Alemanha, Holanda, França, Espanha, Angola e Cabo Verde.

Mais recentemente, digressões várias no estrangeiro, nomeadamente na Holanda valeram-lhe um contrato para actuar no prestigiado Concertgebouw de Amsterdão, onde foi acompanhada pelo Nederlanders Blazers Ensemble no concerto do Ano Novo (2002), visto em directo por mais de um milhão de telespectadores.

Em 2004, participou no Festival de Fado - CCB Lisboa e actou em três concertos na Grécia (Salónica e Atenas), integrados numa homenagem a Amália Rodrigues. Em Maio de 2006, o seu CD “Fados do Meu Fado” é editado pela Ocarina. Em Novembro do mesmo ano participa em concertos na Bélgica (Sint Truiden e Herzèle) juntamente com Carla Pires.

Sem comentários: