quarta-feira

A Caminhada a Giões na TV

Música do Barreira para Aquecer este tempo

PASSEIOS PELAS SERRAS ALGARVIAS

Descobri ocasionalmente estas Marchas Passeio pelas serras Algarvias, só vos posso dizer que foi uma bela surpresa, as mesmas são organizadas por diversos Grupos Desportivos, juntas de Freguesia e até Camaras Municipais.

As partidas são efectuadas em locais préviamente combinados, de um modo geral no parque de estacionamento dos autocarros camarários, com destino ao percurso já préviamente escolhido no programa anual.

Na primeira marcha que fui a Tôr, fiquei deveras surpreendido com a adesão dos caminhantes, e como bom Português pensei, isto é bom demais para ser verdade, estava redondamente enganado.

Na segunda vez que fui, note-se que estes passeios são sempre ao Domingo, lá estava eu às 7h20 da manhã a entrar no autocarro da CMA que nos iria levar a uma pacata aldeia de nome Giões situada perto de Alcoutim, levamos cerca de hora e meia a lá chegar, praticamente fomos os primeiros, minutos depois era ver chegar outros autocarros vindos dos diversos concelhos do Algarve, tais como Lagos,Portimão,Lagoa,Loulé, etc., julgo que pelas minhas contas deveriam ser uns dez autocarros, se fizermos as contas a uma média de sessenta a setenta pessoas, já podem imaginar o numero de caminhantes.

E para espanto meu, que sou estreante nestas andanças, esperava-nos um cházinho de Tomilho e uma bela fatia de bolo caseiro.

Os percursos são devidamente seleccionados pelas Juntas de Freguesia, ou Grupos Desportivos da Localidade seleccionada como local de encontro, de um modo geral são sempre na serra, atravessando montes e vales, o percurso têm uma extensão máxima de 10kms e divide-se sempre em dois, tendo o primeiro uma extensão entre os cinco e os seis kms.

Os Caminhantes é que escolhem o andamento, os mais corajosos iniciam o trajecto em passo de corrida, os outros em passo de passeio puro ou em passo de marcha.

Ao longo do percurso os Caminhantes são acompanhados por uma Ambulância dos Bombeiros da referida zona. Mas a surpresa continua, sensivelmente onde o percurso se divide, encontra-se rapaziada nova a distribuir, àgua, laranjas e desta última vez até um pão com chouriço, é obra.

A idade dos Caminhantes é bastante diversa, encontram-se pessoas novas e outras de meia idade, não posso deixar de referir uma Srª. com idade avançada, bastante curvadinha, que com o seu cajado caminhava mais depressa de que muitos jovens.

Só vos digo que já estou a pensar no próximo que vai ser em Tavira, para aqueles que dão uma olhadela por este simples blog, estão desde já convidados, e como surpresa final tudo isto é de borla, o que dizer ?

Próximas caminhadas:

Dia 4 de Fevereiro, concentração às 10horas na Praça da República em Tavira, percursos de 10 e 5 Kms no Campo, organizado pela Câmara Munícipal de Tavira, contacto - 281320577.

Dia 11 de Fevereiro, concentração às 10horas nas Piscinas Munícipais em Silves, percursos de 8 e 4 Kms na serra, organizado pela Câmara Munícipal Silves, contacto - 282440270.

Dia 18 de Fevereiro, concentração na Escola/JI Corotelo em S.Brás, percursos de 8 e 3 Kms no Campo, organizado pela Soc. Rec. Corotelo, contacto - 289840200.

Dia 25 de Fevereiro, concentração às 10horas no Pavilhão Munícipal em Castro Marim, percursos de 10 e 4 Kms no Campo, organizado pela Câmara Munícipal Castro Marim, contacto - 281510740.

Professor Marcelo

Em versão de GATO FEDORENTO