quinta-feira

DIA DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas por patrões e policias na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher de certa maneira hipócrita.

INFELIZMENTE ESTAMOS A ASSISTIR NO NOSSO PAÍS
Ao desenterrar dos mortos, à exaltação do período mais negro da nossa História e porquê? Porque as pessoas que hoje temv 45 anos de idade não viveram este período, não passaram por esta situação, o ensino, os nossos politicos, principalmente estes, em franca comunhão, têm branqueado o fachismo e toda a verdade sobre a Guerra Colonial, que infelizmente só serviu os militares de carreira.

É TEMPO DE SE DIZER BASTA
Não vale a pena esperar pelo D.Sebastião, ou por um Alberto João, se são precisas reformas para acautelar o futuro dos nossos filhos, que se façam, façam-se mesmo, não brinquem mais, não andem a zizaguear com politicas que não se entendem, respeitem-nos, queremos bons exemplos, não a continuação da hipocresia.

Sem comentários: